Versão em inglês -  Departamento de Bioquímica e Imunologia - UFMG Versão em espanhol -  Departamento de Bioquímica e Imunologia - UFMG
Departamento de Bioquímica e Imunologia - UFMG

INFRAESTRUTURA

Laboratórios


O Departamento de Bioquímica e Imunologia tem uma boa infra-estrutura com vários aparelhos de grande porte de uso comum. Vale a pena destacar, por exemplo: seis seqüenciadores de DNA (dois Megabace e quatro ALF, Pharmacia) HPLC, FPLC bidimensional, FACScan cell sorter Excalibur (Becton Dickson), um citômetro de fluxo FACscan (Becton Dickson), um robô Biomeck 2000 (Beckman), um sistema completo de microarranjos de DNA para impressão de lâminas, hibridação e obtenção e análise de amostras (Perkin Elmer), um sintetizador de peptídeos (Shimatdzu), um espectrômetro de massa ES-Q-TOF (Micromass), um sistema completo de análise de material biológico por difração de raios X (Siemens) uma máquina de PCR em tempo real. Esses equipamentos encontram-se alocados em laboratórios multi-usuários, uma tradição que o departamento introduziu e que tem tido muito sucesso no sentido de otimizar a utilização de equipamentos maiores. Nos laboratórios individuais, contamos com dezenas de máquinas de PCR convencionais, microcalorímetros, freezer -70C, leitores de ELISA eletrônicos, coletores de células, centrífugas refrigeradas, equipamento completo para microscopia intra-vital, várias salas de cultura NB1 e NB2, estantes apara manutenção de camundongos em condições SPF, onde são mantidas 15 linhagens de camundongos geneticamente deficientes para diversas proteínas de interesse e/ou geneticamente manipuladas para expressarem proteínas específicas, isoladores para animais isentos de germes. Além disto, o Instituto oferece outros equipamentos de uso comum, como um microscópio eletrônico e um microscópio confocal.

Bibliotecas


O Instituto de Ciências Biológicas conta com uma boa biblioteca de Pós-graduação, que é também aberta aos estudantes de Graduação para consulta. Trata-se de uma biblioteca informatizada e interligada às diferentes bibliotecas existentes na UFMG. Aos poucos o acervo da biblioteca festa sendo recomposto com os recursos oriundos do MEC. A assinatura eletrônica de revistas de nossa área tem melhorado substancialmente, mas evidentemente que ainda restam muitas revistas de grande impacto nas diferentes áreas que deveriam ser incluídas na lista dos periódicos do Portal da CAPES. Procurando remediar algumas destas ausências, docentes do Departamento contam com assinaturas eletrônicas individuais de periódicos que não se encontram no Portal CAPES.

Recursos de Informática


Todos os laboratórios do Departamento de Bioquímica e Imunologia estão supridos com computadores, interligados em rede de internet. As salas de uso comum do Programa estão equipadas com sistema wireless, permitindo o acesso simultâneo dos alunos e pesquisadores á rede de internet. No ano de 2007, graças ao apoio financeiro da CAPES, nosso Laboratório de Informática foi totalmente reformulado e os equipamentos atualizados, contando atualmente com 13 computadores funcionando em ambiente Windows e Linux e uma impressora a laser. Estes equipamentos são destinados, no período diurno, para ensino de pós-graduação e graduação, e à noite funciona como um super computador, processando análises bioinformáticas. Fora dos horários de aula, esta sala é também disponibilizada para pós-graduandos em fase de redação de teses e dissertações e para estudantes de outros programas, como aqueles de Bioinfomática e Neurociências.

Próximos eventos
  • 2 defesas marcadas
  • Confira detalhes

  • 2 seminários discentes marcados
  • Confira detalhes

  • 1 outro evento marcado
  • Confira detalhes


    Departamento de Bioquímica e Imunologia - UFMG Departamento de Bioquímica e Imunologia - UFMG

    Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha
    Cx Postal 486 - 31270-901, Belo Horizonte, MG
    Fone:(31)3409-2615 - Fax:(31)3409-2614
    Departamento de Bioquímica e Imunologia - UFMG E-mail: pg-biq@icb.ufmg.br
    Departamento de Bioquímica e Imunologia - UFMG  Localização